Ao receber ligações de terceiros, não forneça seus dados pessoais completos
Ao receber ligações de terceiros, evite fornecer seus dados pessoais completos.
Fique Esperto! As empresas e instituições com as quais você já se relaciona possuem seus dados pessoais e não solicitam suas informações ao te ligarem. Por esse motivo, você não precisará fornecê-los de forma completa quando receber um contato telefônico. Nessas situações, o correto é que você apenas confirme parcialmente os dados, como, por exemplo, os três primeiros ou últimos dígitos do CPF, dia, mês ou ano de nascimento.
Ficou inseguro? Encerre a ligação e depois entre em contato diretamente com o SAC da empresa/instituição e trate o assunto.
Você só deve fornecer seus dados pessoais quando a ligação telefônica for originada por você ou de um número confiável, que você pode localizar nos sites oficiais das intuições, e os dados sejam necessários para realizar ou localizar seu cadastro, para prestar o atendimento, efetuar uma compra ou mesmo agendar um serviço.
Mantenha seus dispositivos atualizados e com antivírus ativado
Atualize e mantenha seus dispositivos (computadores, tablets ou celulares) protegidos com a versão do sistema operacional mais atualizada e com antivírus ativado.
Evite navegar em sites ou clicar em links não seguros. Nunca instale aplicativos ou jogos que não tenham sido verificados pela loja de APP.
Não acesse sites de bancos, aplicativos ou realize compras utilizando dispositivos de uso coletivo (Lan House) ou de terceiros que não sejam de sua extrema confiança. Esses dispositivos podem conter vírus ou outros malwares que são capazes de coletar e armazenar suas informações pessoais e utilizá-las posteriormente para fraudes.
Mantenha seus dispositivos bloqueados com senhas ou biometria. Na dúvida, altere sua senha. Confira a dica de cadastro de senhas.
Ao navegar na internet verifique o nível de confiabilidade dos sites
Ao navegar pela internet, primeiro verifique se o site é confiável e seguro.
Observe a barra de endereço do site. Passe o mouse sobre o endereço e localize o ícone “ver informações do website” que fica antes do endereço. Ao clicar sobre o ícone, as informações do site serão exibidas e será possível verificar se a ligação do site é segura. Essa informação será precedida do símbolo de um “cadeado fechado”, isso geralmente vem acompanhado do HTTPS no link do site, onde o S significa seguro.
Tenha cuidado com Downloads! Evite baixar arquivos de sites desconhecidos, baixe de sites confiáveis e certifique-se de que seu antivírus está ativado para validar os arquivos antes de abri-los.
Nem todo cookie é doce, hein? Se entender conveniente, configure seu navegador para bloquear cookies de terceiros, isso ajuda a limitar o rastreamento de suas atividades. Existem navegadores que já possuem essa opção nativa, fique atento! Utilize somente navegadores confiáveis! Evite também salvar quaisquer credenciais em sites, todo cuidado é pouco!
Em compras online utilize o cartão de crédito virtual e mantenha o cartão físico bloqueado
A maioria das fraudes no uso do cartão de crédito acontece em ambientes virtuais. Por isso, é recomendado manter o seu cartão físico em status “bloqueado para compras online”.
Em compras online, dê preferência ao uso de cartões virtuais. O cartão virtual é uma modalidade de cartão gerada virtualmente com número e/ou código de segurança diferente de seu cartão físico. A validade do cartão virtual é de apenas alguns dias ou com limite para número específico de compras, o que reduz muito as chances de ser utilizado posteriormente por um fraudador.
Caso a administradora do seu cartão não ofereça a modalidade de cartão virtual, verifique a funcionalidade de bloqueio do cartão físico para compras online no aplicativo do seu cartão, efetuando desbloqueio somente pelo período necessário para que você realize as suas compras.
Fique atento ao incluir o número do cartão e do código de segurança em aplicativos ou sites e-commerce. Se tiver dúvida quanto à segurança do site, confira a dica de navegação em sites.
Em estabelecimentos físicos, confira sempre o valor da compra e o número de parcelas no visor da máquina antes de inserir a senha e concluir a compra. Ao final, confira novamente o valor total no comprovante impresso.
Não abra e-mails e SMS de remetentes desconhecidos, nem clique em links no corpo do e-mail ou da mensagem.
Fique atento e não abra e-mails ou SMS de origem desconhecida. Não abra arquivos anexados, não clique em imagens ou links incluídos no corpo do e-mail ou da mensagem.
Mesmo que o assunto possa lhe parecer importante e o remetente pareça verdadeiro, ao abrir e-mails e mensagens com conteúdo malicioso, seu dispositivo poderá ser infectado com vírus e outros mecanismos de coleta de informações como dados pessoais, logins, senhas, cartões etc.
E-mails maliciosos buscam aparentar serem verdadeiros e normalmente vêm acompanhados de títulos ou assuntos que despertam a atenção, interesse ou senso de urgência do leitor.
Verifique erros ortográficos, cores diferentes das originais da marca, uso de palavras no imperativo. Geralmente essas situações podem indicar golpistas. Os fraudadores normalmente utilizam endereços e-mail muito parecidos com os verdadeiros, apenas alterando ou incluindo letras ou caracteres especiais.
Há também aqueles que substituem o endereço de e-mail como remetente pelo nome da empresa ou entidade, normalmente o nome da empresa é escrito em negrito e com letras maiúsculas, dando a impressão de que o remetente é realmente verdadeiro. Nesse caso, se houver dúvida quanto a origem, clique sobre o nome do remetente e o endereço de e-mail será exibido por completo.
Ainda assim, ficou na dúvida? Entre em contato com o SAC da empresa e certifique-se da veracidade do e-mail.
No caso de mensagens SMS as fraudes mais comuns são envios com apelos sobre premiações, confirmação de compras realizadas ou, ainda compras em análise solicitando que o usuário clique em um link ou entre em contato com o canal de atendimento falso onde irão solicitar seus dados.
Ao clicar nesse link o seu dispositivo poderá ser infectado com a instalação de arquivos maliciosos, assim como acontece quando você clica em links de mensagens desconhecidas por WhatsApp ou por e-mail.
Se estiver em dúvida com relação às compras supostamente em análise, não retorne para o número indicado. Entre em contato diretamente com seu banco ou administradora do cartão de seu relacionamento e procure informações a respeito.
Cadastre senhas fortes e únicas utilizando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais
Escolher a senha é um dos passos mais importantes quando você realiza cadastros em aplicativos, entidades financeiras ou páginas de serviços online.
Durante o processo de criação da senha é importante considerar algo que faça sentido para você. Isso ajudará no processo de registro mental da senha, evitando o erro de querer anotá-la ou de compartilhá-la com terceiros.
Evite a utilização de nomes próprios ou de familiares, datas de nascimento ou datas comemorativas que possam ser facilmente identificadas pelo fraudador. Quanto mais complexa for a sua senha, menor a chance de ser violada. Priorize a utilização combinada de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
Crie o hábito de alterar periodicamente as suas senhas. Caso o serviço ou cadastro não exija a alteração periódica de forma automática, crie um aviso de alteração na agenda do seu celular.
Evite criar uma senha única para todos os seus cadastros. Pois, uma vez violada, todos os outros acessos serão obtidos caso a senha seja idêntica.
Alguns aplicativos e serviços permitem a combinação de senha com um segundo fator de autenticação, que pode ser um código randômico (token), um código enviado por SMS ou e-mail ou, ainda, o uso de biometria. Sempre que o aplicativo ou serviço oferecer essa combinação, utilize-a para sua maior segurança.
Cuidado com boletos e faturas falsas. Antes de confirmar o pagamento confira o valor e os dados do recebedor exibidos
O pagamento de faturas e boletos requer uma atenção especial na conferência dos dados do documento.
Ao realizar a leitura do código de barras, QR Code ou linha digitável para o pagamento, verifique se os dados do recebedor correspondem aos empresa ou entidade para a qual você pretende realizar o pagamento e se os valores exibidos correspondem ao seu débito.
Em caso de suspeita de fraude, entre em contato com a empresa ou entidade em um canal oficial e solicite o envio de uma segunda via do documento.
Aumente a segurança de seus aplicativos e mensageiro WhatsApp, ativando recursos de autenticação/acesso
O uso seguro do WhatsApp requer alguns cuidados. Configure a sua ferramenta no modo mais seguro adicionando os recursos disponíveis como: chaves de acesso, endereço de e-mail e a confirmação em duas etapas.
Para assegurar a sua privacidade, configure a sua ferramenta para exibir sua foto apenas para seus contatos salvos e para que seus stories sejam visualizados apenas por um grupo de pessoas específico que você escolher. Assim, você evita que estranhos não autorizados acessem sua foto no perfil ou as informações de comportamento que você posta nos stories e faça prints dessas informações para usá-las em situação de fraude.
Ao receber mensagens de pessoas desconhecidas não clique em links, imagens ou arquivos anexados e não confirme seus dados. Esses links, imagens ou arquivos podem conter informações para a instalação de arquivos maliciosos em seu dispositivo, dando acesso a todas as suas informações, credenciais e senhas aos fraudadores, inclusive acesso aos seus aplicativos de banco.
Certifique-se de que o número de contato do remetente corresponde ao que você possui em sua agenda. Não se deixe enganar pela foto ou por qualquer mensagem do tipo “troquei meu número, salve na sua agenda”. Os fraudadores costumam se utilizar de fotos reais que normalmente são obtidas em outras redes sociais (LinkedIn, Instagram) para tentar dar validade ao número fraudulento. Atente-se! Essas fraudes normalmente são seguidas de um pedido de ajuda ou transferência em dinheiro.
Não atenda ligações de números desconhecidos. Caso seu número tenha vazado, fraudadores podem efetuar ligações e, assim que atender, eles se utilizam de artimanhas para chantagear.
Instituições financeiras não fazem ligações via WhatsApp.
Na dúvida, faça uma ligação para o contato que você tem gravado em sua agenda e confirme se pessoa trocou o número e/ou se realmente está precisando de alguma ajuda.
Em caso de mensagens com assuntos estranhos ao seu interesse, utilize o recurso de segurança que irá aparecer na tela para bloquear e denunciar o remetente.
Isso ajudará o WhatsApp a identificar fraudadores e bloquear os serviços.
Para criação da sua chave PIX ou para realizar transferências PIX, utilize somente o APP do seu banco
A criação da Chave PIX é realizada diretamente com o seu banco de relacionamento. Não há sites nem aplicativos do Banco Central ou do Pix criados exclusivamente para cadastramento das chaves nem para a realização das transações Pix. Esses serviços são prestados pelo seu banco ou instituição de pagamento.
Ao realizar transações de pagamento utilizando sua chave PIX, confira todas as informações de pagamento antes de concluir a transação com a sua senha. É importante conferir os dados do recebedor, o valor informado para débito em conta. Esse cuidado deve ser redobrado quando a transação for realizada a partir de um QR Code. Os fraudadores costumam alterar o valor do PIX ou incluir o agendamento dessa transação para que ela se repita automaticamente por várias vezes, gerando débitos recorrentes.
Nenhuma instituição financeira irá solicitar que você envie um PIX para que sua conta, limite de crédito ou qualquer funcionalidade seja desbloqueada.